Tratamento de quelóides e cicatrizes

Um tema que deve ser sempre muito bem enfatizado é a cicatriz. Embora muitos pacientes acreditem que a cirurgia plástica não deixe cicatrizes, este é um conceito totalmente equivocado.

Todo corte que a pele sofre gera uma cicatriz e o aspecto que ela vai assumir depende de vários fatores como herança genética, idade, diabetes, movimentos bruscos durante o processo de cicatrização, exposição solar e até falta de vitaminas e de hidratação da pele. Alguns fatores envolvidos na cicatrização ainda não foram totalmente compreendidos.

Muitos pacientes com cicatrizes anteriores de bom aspecto poderão vir a apresentar cicatrizes alargadas, hipertrofiadas ou mesmo queloidianas. Em alguns casos a cicatriz pode tornar-se um trauma maior que o problema que a gerou, como acontece em cirurgias estéticas, e necessitam ser removidas.

Uma cicatriz considerada de boa qualidade é aquela fina e de tonalidade próxima à da pele. Cicatrizes grossas, escuras e altas podem ser suavizadas.

Às vezes uma cicatriz hipertrófica (cicatriz mais alargada e elevada) e os quelóides (cicatriz elevada, escura e muito espessa) chegam até a oferecer um incômodo físico, impedindo movimentos, causando coceira e dor.

É claro que antes de a cicatriz patológica surgir, vários cuidados podem ser tomados tanto pelo médico quanto pelo paciente. Mas quando o problema já está instalado, um dos procedimentos mais eficazes é a remoção da cicatriz através de uma cirurgia de pequeno porte, em que se retira todo o excesso de pele interno e externo, seguida da Betaterapia, uma radiação superficial feita em dez sessões, aplicada sobre a cicatriz recente até, no máximo, 48 horas após a correção. Há outras formas de tratamento de cicatrizes e queloides, como uso de cremes específicos ou aplicação de medicamentos intra-lesional.

O importante é que já é possível corrigir a cicatriz que não obteve bons resultados durante a cicatrização. Apesar da correção da cicatriz proporcionar resultado estético mais agradável ou melhorar uma cicatriz que tenha má cicatrização, uma cicatriz não pode ser completamente apagada.

Outras Cirurgias

Agendamento online

Confira também as formas de pagamento.

Marque sua consulta

Obrigado, confirmamos o recebimento.
Ops! Algo deu errado ao enviar o formulário.

Veja como você pode pagar

Na M. Avelar Cirurgia Plástica realizamos cirurgias plásticas a custos acessíveis, mantendo o mais alto padrão de segurança e qualidade.Em cumprimento ao Código de Ética Médica, que não permite a divulgação de valores de cirurgias , o orçamento será definido após a consulta e indicação médica."Cabe ao médico, após os procedimentos de diagnósticos e indicação terapêutica, estabelecer o valor e o modo de cobrança de seus honorários, observando o contido no Código de Ética Médica, referente à remuneração profissional." Artigo 3º da Resolução do CFM nº 1.836/2008.

Confira as formas de parcelamento

A sua cirurgia plástica pode ser parcelada. Segundo o Conselho Federal de Medicina, o médico pode estabelecer como seus serviços serão pagos.Para isso, basta que você agende uma consulta e o próprio médico dirá se existe a indicação da cirurgia para o seu caso. Após isso é que os custos e formas de pagamento serão discutidos.
Entre em contato para maiores informações e agendamento de consultas.